Correio Popular Notícia




PLANO PÓS-ENCHENTE
Plano de Reconstrução segue em fase de detalhamento

Data da notícia: 11/06/2014
Foto:

(Da Redação) A terceira rodada de debates para a formação do Plano Integrado de Reconstrução e Prevenção de Desastres do Estado de Rondônia aconteceu nesta segunda-feira (09), em Porto Velho. Os trabalhos foram abertos com a presença do governador, Confúcio Moura, de deputados federais, deputados estaduais e de outras autoridades públicas. A sociedade civil contou com expressiva representação, especialmente por meio da participação de líderes de associações e cooperativas de comunidades atingidas pela cheia do rio Madeira. O secretário municipal do Planejamento e Gestão (Sempla), Jorge Elarrat, representou a administração municipal de Porto Velho.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140611-161.jpg[/IMG] Segundo Elarrat, a primeira rodada dos debates serviu para o levantamento do conjunto de itens a serem atendidos na proposta de reconstrução. Na segunda rodada aconteceu o detalhamento das propostas e informações apresentadas pelos participantes. No evento do dia 09, o objetivo foi a devolução, ou seja, buscou-se apresentar aos participantes as proposições gerais do Plano. ?Hoje o estado está apresentando à comunidade a síntese das discussões das duas rodadas anteriores. Temos um plano formado, mas para ele ser definitivamente entregue ao Ministério da Integração é preciso ainda que obedeça a uma formatação específica, segundo o que estabelece o Site do Ministério. Trata-se de um padrão único no qual para cada intervenção, seja em uma residência, num bueiro, num buraco no asfalto, numa escola ou qualquer outra unidade relacionada como um item a ser atendido na reconstrução, deverá ser preenchido um formulário específico com seis perguntas a serem respondidas e acompanhado de foto georreferenciada desse item?, explicou.
O município de Porto Velho tem um plano próprio de reconstrução. Isso ocorre porque o estado de calamidade pública foi decretado antes no município do que no estado. Dessa forma, os prazos para apresentação dos planos se diferenciaram, devendo essa distinção, porém, permanecer apenas durante certo período, até que seja integrada ao plano estadual. No entanto, por causa do descompasso de tempo entre os planos Porto Velho já está na fase do detalhamento das metas. ?Devemos ter mais ou menos umas cinco mil metas. Somam-se no Plano todas as unidades habitacionais, as escolas, os postos de saúde, enfim, temos de apontar cada intervenção a ser feita.
O trabalho de recolher todas essas informações é muito grande e precisamos fotografar cada ponto, como a Estrada de Ferro, as escolas, o Mercado Popular, entre outros. Assim, embora o plano municipal já tenha sido entregue ao Ministério, somente poderemos receber as verbas federais para a reconstrução após apresentarmos o detalhamento das metas a serem alcançadas. Hoje, na parte da tarde, na sala de reconstrução do Município, começaremos a organizar as primeiras respostas sobre os serviços de georreferenciamentos e demais tipos de detalhamentos necessários, segundo as disposições contidas no Site do Ministério da Integração. Creio que amanhã já poderemos envelopar tudo e remeter à Brasília?, afirmou o secretário da Sempla. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1697 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.